segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Doenças Respiratórias


Herpangina

A herpangina é uma virose que ataca bebês e crianças causando dor de garganta, de cabeça, muscular e febre repentina. Ela causa umas feridinhas na boca da criança, como se fossem herpes e os sintomas podem durar até 12 dias.
A pessoa é contaminada ao entrar em contato com as secreções de uma pessoa infectada com a doença.
O tratamento é sintomático, a pessoa deve tomar um antitérmico para baixar a febre, sua alimentação deverá ser líquida com sucos e sopas, além de muito repouso.
Até o momento não existe nenhuma vacina que proteja a criança de pegar a herpangina.

Edema pulmonar agudo

O edema pulmonar agudo é uma situação grave que é caracterizada pela presença de líquido dentro do pulmão, o que causa muita dificuldade em respirar livremente. Muitas vezes ele está ligado a um infarto agudo do coração e requer tratamento imediato.
Ele pode ser diagnosticado através de um exame de raio x e pela maneira como a pessoa se comporta, pálida, com dificuldade prar respirar e ficando com os dedos aroxeados.
O tratamento é feito através da aplicação de uma máscara de oxigênio para facilitar a respiração, uso de medicamentos corticóides, antibióticos e em alguns casos é preciso que a pessoa fique ligada a uma máquina que respire por ela.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

A doença pumonar obstrutiva crônica (DPOC) é progressiva e não tem cura. Ela causa falta de ar, dificuldade em respirar, tosse e outras complicações respiratórias.
Atinge em maior número os homens, principalmente os fumantes com mais de 60 anos, mas também pode atingir pessoas expostas à uma grande poluição ambiental, com tuberculose e os fumantes passivos.
O diagnóstico da DPOC é feito com base na gasometria arterial e no raio x do tórax. Para controlar a doença é indicado parar de fumar, evitar fazer esforços e fazer sempre fisioterapia respiratória para ajudar a respirar melhor.
Em alguns casos é preciso tomar alguns medicamentos, mas não é habitual, geralmente usa-se uma bombinha com substâncias broncodilatadoras que melhoram a respiração.

Tratamento da pneumonia

A pneumonia é uma infecção aguda que atinge o pulmão, o seu tratamento consiste em tomar medicamentos  antimicrobianos e analgésicos para combater a dor e as bactérias. Além de medicamentos para combater a tosse e a febre.
O indivíduo deve permanecer de repouso, beber muita água, mas pode alimentar-se normalmente. Em alguns casos é preciso ficar internado no hospital e utilizar aquelas máscaras de oxigênio.
Fazer alguns exercícios respiratórios também são de grande ajuda para ajudar a recuperar, mas eles devem ser orientados por um fisioterapeuta.

Sinusite crônica

A sinusite é uma doença respiratória que pode tornar-se crônica se não for devidamente tratada. Ela é caracetrizada por uma dor nos seios paranasais e pela saída de um líquido purulento amarelo-esverdeado e muitas vezes mau cheiroso que sai pelo nariz, sempre acompanhada de muita dor de cabeça e nos olhos.
As causas mais comuns de sinusite são a rinite alérgica e as alergias respiratórias. Se ela não for devidamente tratada pode desencadear ainda problemas mais graves como bronquite, otite, abscesso cerebral e até mesmo a cegueira.
Alguns exames capazes de identificar a sinusite são: tomografia computadorizada, raio-x da face, e a ressonância magnética. Todos eles auxiliados pela história clínica do indivíduo.

Asma

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que, em indivíduos suscetíveis, origina episódios recorrentes de dispnéia (dificuldade na respiração), aperto torácico e tosse, particularmente noturna ou no início da manhã, pode afetar qualquer pessoa, mas tem maior prevalência na população infantil e juvenil.
Estes sintomas estão geralmente associados a uma obstrução generalizada, mas variável, das vias aéreas, a qual é reversível espontaneamente ou através de tratamento.
Há vários tipos de remédios: inaladores ou bombas e comprimidos ou xaropes mas só os médicos podem determinar que comprimidos, xaropes, inaladores ou aerossóis são adequados a cada caso, em que doses devem ser tomados e aplicados e qual a duração do tratamento.
Existem também vacinas, aplicáveis quando é determinado o agente que provoca a alergia, o que as torna uma possibilidade de tratamento eficaz.

Crise de asma 

As crises de asma podem ser controladas especialmente através da prevenção do contato com o agente que provoca a asma, como pêlo de animais, penas de pássaros, pó, fumo pólen ou alterações repentinas de temperatura ou mesmo emoções muito fortes.
Os sintomas de uma crise de asma são:
  • som rouco e abafado provocado pela respiração (pieira)
  • dificuldade respiratória (dispinéia)
  • tosse
  • sensação de aperto no peito
Em geral um ataque de asma acompanha uma obstrução das vias aéreas superiores. A crise pode reverter espontâneamente ou  necessitar de tratamento.

Tratamento para asma

Um novo tratamento que promete ser a cura da asma é uma cirurgia feita nos brônquios pulmonares chamada termoplastia.
A termoplastia é uma cirurgia feita nas finas paredes dos brônquios e bronquíolos fazendo com que este tenha um poder menor de contrair-se.
O que ocorre durante uma crise de asma é que estes pequenos bronquíolos contraem-se subitamente impedindo a troca gasosa, dificultando a respiração.
Com a cirurgia, os bronquíolos já não conseguem contrair-se demasiado facilitando a respiração e diminuindo grandemente as crises de asma.

Bronquiectasia Pulmonar

Na bonquiectasia pulmonar ocorre um aumento anormal do tamanho dos brônquios formando bolsas cheias de pus.
Os brônquios são estruturas, como pequenos canos que deixam o ar passar dentro dos pulmões. Quando há bronquiectasia a passagem de ar fica prejudicada pela presença do pus.
Ela é uma doença crônica, incurável que se desenvolve aos poucos sendo causada por uma infecção bacteriana ou por obstrução nos brônquios e geralmente está associada a outras doenças como a bronquite, asma brônquica, mucoviscidose, pneumonia, síndrome dos cílios imóveis e/ou enfisema pulmonar.
A fisioterapia e o uso de medicamentos são as formas de tratamento para suavizar os efeitos da doença.

Bronqueolite

A bronquiolite é uma inflamação viral dos bronquíolos que é o tecido do pulmão. Normalmente a bronqueolite ocorre em crianças de até dois anos de idade, podendo ser muito grave em bebês.
Existem varias causas para a bronquiolite, como a inalação de poeira, fogo, gases tóxicos, cocaína ou fumo, além das infecções respiratórias.
O diagnostico é feito através de exames e raio x comum e o tratamento muitas vezes não é necessário para a maioria somente crianças bastando apenas acompanhar a evolução do quadro de sintomas, porém em alguns casos crianças pequenas podem precisar de internação no hospital.


Sintomas de bronquite

Os sintomas de bronquite crônica são:
  • Chiado (barulho) ao respirar,
  • Falta de ar,
  • Tosse persistente
  • Dificuldade em respirar.
Já os sintomas da bronquite aguda são:
  • Tosse inicialmente seca, e depois com catarro,
  • Febre,
  • Voz rouca,
  • Dor de garganta,
  • Falta de ar,
  • Dificuldade em respirar

Quando acontece a embolia pulmonar

A embolia pulmonar acontece quando o trombo se desprende de uma veia da perna por exemplo e de repente começa a se mover chegando até os pulmões.
Uma das causas mais frequentes de embolia pulmonar é a existência de um trombo, que é um pedaço de sangue coagulado que fica dentro de alguma veia em qualquer parte do corpo.

Surfactante

O surfactante pulmonar é um líquido que atua nos alvéolos de forma a permitir a respiração em todos os seres vivos que respiram pelos pulmões. Quando não há a presença do surfactante os alvéolos diminuem de tamanho, ao ponto de causar a impossibilidade de respirar.
Bebês pré-maturos (menos de 28 semanas de gestação) não contém o surfactante em seus pulmões e por isso é necessário que logo ao nascer o médico dê ao bebê o surfactante para que ele consiga respirar sozinho.
Outras situações em que o surfactante está deficiente são quando o bebê não nasce pré-maturo mas nasce depois do tempo adequado, pois pode levar o bebê a respirar o mecônio, em casos de hipertensão pulmonar, edema pulmonar, bronquiolite viral, broncopneumonia e outros.


Alcalose respiratória

A alcalose respiratória é caracterizada pela falta de CO2 no sangue, fazendo com que este se torne menos ácido que o normal. Essa falta de dióxido de carbono (CO2) pode ocorrer por um respiração mais rápida e profunda do que a normal como acontece quando o indivíduo está muito ansioso ou pelo excesso de oxigênio no ar inspirado.
Os sintomas de uma alcalose respiratória podem ser formigamento nos lábios e no rosto, tontura, espasmos musculares e estar fora da realidade por alguns instantes. Ela também pode ser vista num exame chamado gasometria arterial, nesse exame são verificados os valores de oxigênio e dióxido de carbono no sangue.
O tratamento para a alcalose respiratória baseia-se em diminuir a frequência respiratória do indivíduo, diminuindo a sua ansiedade e aumentar a quantidade de CO2 inspirado.

Atelectasia

Quando um indivíduo sente dificuldade em respirar, dor no tórax e tosse ele pode ser com uma atelectasia pulmonar. A atelectasia é uma complicação nos pulmões que impede a passagem de ar suficiente.
Essa dificuldade em respirar pode ser gerada or diversas causas como por exemplo: pela presença de um objeto estranho, água no pulmão, câncer, pneumotórax e por respiração insuficiente.
A atelectasia geralmente ocorre com indivíduos internados no hospital, e é uma situação grave que requer atendimento imediato, realizado pela fisioterapia para evitar maiores danos para o indivíduo.


Água no pulmão

O edema pulmonar é reconhecido pela presença de água no pulmão ou outros líquidos como pus, ou sangue nos tecidos que envolvem o pulmão. A presença desses líquidos nos pulmões torna a respiração difícil, sendo necessária intervenção médica urgente.
As possíveis causas para edema pulmonar em adultos são os problemas cardíacos, infecções, tumores e o excesso de soro colocados pelas veias em crianças.
O tratamento é feito com medicação diurética; para o coração, máscara de oxigênio e o esvaziamento dos líquidos do pulmão através de uma agulha mais grossa que as normais.

Pneumotórax

O pneumotórax é a presença de ar fora dos pulmões, que causa dificuldade em respirar, deslocando o coração, alterando seus batimentos e pode levar à morte.
O pneumotórax ocorre no espaço pelural que é o espaço que existe entre dois tecidos que envolvem os pulmões.
Ele pode ser causado por alguma ferida aberta no tórax como por exemplo uma facada ou tiro, ou por agravamento de alguma doença como a pneumonia.
O diagnóstico do pneumotórax é feito através de um exame de raio-x e tomografia computadorizada.

Enfisema Pulmonar

O Enfisema Pulmonar ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma doença degenerativa que desenvolve-se na terceira idade, após muitos anos de exposição ao cigarro ou outras toxinas presentes no ar. O processo inicia-se nos alvéolos e posteriormente atinge outras áreas fazendo com que a saída do ar dos pulmões seja mais difícil devido a perda de elasticidade do pulmão.
O enfisema pode ser congênito: por deficiência da alfa-1 antitripsina ou adquirido devido a outras doenças como bronquite, asma, fibrose cística…
O dignóstico da doença é baseado nos sintomas apresentados e no histórico de vida do paciente. Um exame será pedido para avaliar a inflamação do pulmão e a ausculta pulmonar será realizada para verificar os sons produzidos pelo pulmão no momento da respiração, deverá ser feito um teste para avaliar as capacidades pulmonares determidado de espirometria  (mede os volumes de ar inspirados para verificar se são satisfatórios ou não), raio x, e exame de sangue.

Tosse

A tosse é um reflexo vital, que causada  geralmente pela presença de algum corpo estranho nas vias respiratórias ou inalação de substâncias tóxicas.
A tosse é na verdade uma natural e barulhenta expulsão de ar dos pulmões em resposta a uma irritação. Ela pode ocorrer em condições diversas como durante a gripe, resfriados, pneumonia, crises de bronquite, coqueluche e muitas outras doenças.
Entretanto, quando a tosse é muito persistente é necessário procurar suporte médico para diagnosticar sua causa e tratá-la.

Como evitar as doenças respiratórias

Para evitar as doenças respiratórias algumas atitudes a tomar são:
  • não fumar
  • evitar frequentar locais com muito fumo
  • vacinar-se contra gripe
  • vacinar-se contra a pneumonia em casos de doença pulmonar crônica
  • manter a casa livre de ácaros (aspirar o colchão os tapetes e as cortinas)
  • Evitar multidões e locais mal ventilados 
As doenças respiratórias afetam o aparelho e os órgãos do sistema respiratório. Alguns exemplos desse tipo de doenças são a asma, a rinite, a gripe, bronquite ou a tuberculose.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é definida como uma doença causada pela inflamação das membranas nasais.
Esta inflamação ocorre depois da exposição a um agente que provoca uma irritação e os sintomas característicos, que são a secreção nasal, congestão nasal, coceira nasal e espirros.
Os maiores causadores da rinite alérgica são principalmente plantas, insetos, fungos e substâncias químicas.
A rinite alérgica pode ser sazonal quando ataca em épocas do ano específicas, perene se ocorrem crises durante todo o ano, ou ocupacional se a rinite é desplotada por agentes que se relacionam à atividade profissional.

Nova gripe

A nova gripe, também conhecida como gripe suína, gripe A ou ainda gripe H1N1, é uma variação da gripe comum.
Neste caso o vírus influenza que provoca esta gripe, sofreu uma mutação desenvolvendo alta capacidade de contagiar as pessoas através do contato direto com o animal doente e também entre pessoas infectadas.
O vírus influenza A, que é o causador da “nova gripe” é tratável com os antivirais Tamiflu e Relenza. O tratamento apresenta melhores resultados quando se inicia em torno do segundo dia de manifestação dos sintomas.
A gripe suína tende a evoluir de forma muito violenta promovendo rapidamente quadros de pneumonia, falência respiratória e morte.

Asma brônquica

A asma é um distúrbio inflamatório crônico dos pulmões, que se caracteriza pelo estreitamento das vias aéreas, é uma doença grave que afeta pessoas de todas as idades, e embora cada pessoa possa apresentar sintomas, diferentes, a definição de asma é muito específica, que pode ser fatal.
Na asma, as vias aéreas estão cronicamente inflamadas com aspecto avermelhado e inchado, e durante uma crise os músculos que envolvem as vias aéreas se enrijecem ou contraem, limitando o fluxo de ar para dentro e fora dos pulmões.
Não existe cura para a asma, mas é uma doença que pode ser controlada evitando a exposição à agentes irritantes, pois as vias aéreas são excessivamente sensível à certas substâncias inaladas, tais como fumaça de cigarro, pólen e ácaros de pó doméstico.

Sinusite

A sinusite é uma inflamação causada pelo acúmulo de muco purulento nas fossas nasais e cavidades ósseas da face.
As principais causas desta inflamação podem ser a gripe comum e inflamações dentárias.
Se o diagnóstico para sinusite for confirmado, evite ambientes úmidos e insalubres bem como choques térmicos e evite também ingerir líquidos gelados.

Sintomas

  • Dores de cabeça;
  • Fluxo nasal purulento;
  • Pontos inchados e dolorosos na face.













Nenhum comentário:

Postar um comentário