segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Doenças de Pele

Tipos de Acne

A acne é uma doença de pele que pode ter diversas causas, os tipos de espinhas que podem se manifestar são:
Acne de Verão – tipo de espinhas que surge após exposição solar intensa e dá origem a microquistos, sobretudo na testa e pápulas vermelhas na zona das bochechas.
Acne Vulgar - Forma mais frequente de espinhas que surge durante a adolescência. A acne vulgar apresenta lesões localizadas na testa, nariz e bochechas.
Acne Quística - Uma das mais severas formas de espinhas que se caracteriza pela presença de nódulos internos sob a pele conhecidos como quistos. Geralmente requer taramento com medicamentos como a isotretínoina, e são não tratada devidamente deixa cicatrizes na pele. A acne quística se manifesta no rosto, costas e tórax.
Acne Medicamentosa – Efeito colateral de alguns medicamentos como anticoncepcionais, doses fortes de vitamina B, tratamentos hormonais ou contendo cortisona.
Acne Conglobata – Tipo de espinhas caracterizada por aglomerados de quistos próximos uns dos outros que se formam especialmente nas costas e tórax, mas que pode aparecer no rosto também.
Acne Fulminante – Forma rara de acne que surge acompanhada de febre e mal estar. É mais comum nos homens.
Alguns tratamentos eficazes que podem ser feitos para acne são peelings químicos, fototerapia ou laser terapia. Os tratamentos medicamentosos são uma opção para complementar a terapia  tópica. Um dermatologista é o melhor especialista para orientar o melhor esquema para a eliminação da acne e também das marcas que ela pode deixar.

Acne Fulminante

Acne fulminante é um tipo raro de acne muito agressivo que aparece mais facilmente em adolecentes do sexo masculino que pode acompanhar febre, perda de peso, dor nas articulações e dor muscular. A acne fulminante apresenta muitas erupções especialmente na peito, costas e rosto.
O tratamento para este tipo de acne frequentemente envolve medicamentos tópicos, orais e intervenções cirúrgicas.
O paciente com acne fulminante com frequência desenvolve depressão e fobia social, e por tratar-se de uma doença de pele grave de instalação rápida, o aspecto psicológico e social deve ser também alvo de tratamento.

Tratamento da acne

O tratamento da acne envolve a prevenção do seu aparecimento mas também cuidados específicos na área da pele afetada, por isso:

Todos os dia pela manhã e à noite

  1. Limpe  a pele com um gel para peles com áane;
  2. Utilize um tônico compativel à sua pele;
  3. Hidrate a pele com um creme específico não oleoso.

Na acne

  1. Aplique um produto purificante para reduzir a ação das bactéria e a inflamação (loção de preferência);
  2. Disfarce a acne com um corretorpara pele, mas nunca esprema a espinha porque pode deixar uma cicatriz profunda na pele.
Consulte um dermatologista pois dependendo da causa, a acne pode tratada com medicação específica.

Como tratar a acne na gravidez

Para tratar a acne na gravidez é importante lavar a pele com sabão suave e manter a pele do rosto limpa. Os produtos de higiênização devem ser suaves e não ressecar a pele.
Durante o primeiro trimestre da gravidez podem surgir ou intensificar o aparecimento de acnes, isso acontece devido à elevação dos níveis hormonais, que aumenta a oleosidade da pele favorecendo a produção de sebo e a formação da acne.
Outro componente essencial para o controle deste tipo de acne é o uso de filtros solares e maquiagem  apropriada para nao estimular a formação de cravos.
O tratamento medicamentoso requer atenção especial, pois muitas drogas não podem ser utilizadas, mesmo aquelas que são de uso tópico pois são absorvidas pela pele e entra no sistema sanguíneo.
A escolha do tratamento mais apropriado requer aconselhamento profissional apropriado.

A acne tem cura

A cada dia a ciência tem apontado caminhos para a cura de doenças como a acne. Após vários estudos científicos multicêntricos ao redor do mundo, sabe-se hoje que a Isotretinoína comercialmente conhecido como Roacutan, é a droga de escolha prioritária para o tratamento da acne dos adolescentes, exceto para um grupo restrito de meninas com alteraçôes hormonais, como por exemplo, a síndorme dos ovários poliásticos.

Espinhas nas Costas

As espinhas nas costas são comuns em adolescentes e jovens mas podem atingir pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Ela muitas vezes é causada pela exposição solar, se surgir após esta exposição, ou pela oleosidade da pele nesta região.
Elas podem ser pequenas ou grandes, vermelhas ou purulentas, dependendo do organismo de cada um e respondem bem aos tratamentos existentes.
É importante que o indivíduo que possui espinhas nas costas que se espalham também pelo tronco e pelos ombros passem um filtro solar principalmente nesta região e que de preferência seja do tipo “oil free”.
Além de não deixar a região muito esposta ao sol e lavar-se com um sabonete neutro ou à base de ácido acetil salicílico para tratar as espinhas.
Evite ao máximo passar cremes hidratantes gordurosos nas regiões do corpo afetadas pelas espinhas, pois ao diminuir a oleosidade da pele, as espinhas tendem a desaparecer.

Lepra

A lepra é uma doença de pele que pode ser transmitida pelas secreções do indivíduo contaminado pelo simples fato de falar, tossir ou espirrar. O indivíduo pode contaminar-se com a bactéria causadora da lepra e ela só manifestar-se muitos anos depois, mas ela também pode ser transmitida através do contato com o macaco, tatu, percevejo ou mosquito contaminado.
Os primeiros sintomas da lepra são o aparecimento de manchas arredondadas espalhadas pelo corpo, um pouco mais claras que a tonalidade da pele do indivíduo tornando-se algumas vezes avermelhadas e insensíveis. Nelas, o indivíduo deixa de sentir as diferenças de temperatura e de pressão, o que pode causar acidentes sérios.
Atualmente o tratamento da lepra é feito com a toma de 3 antibióticos a dapsona, rifampicina e a clofazimina, durante algum tempo e após 15 dias o indivíduo já não pode mais transmitir a doença, ficando curado pouco tempo depois.

Sarna

A sarna, cientificamente chamada de escabiose, é uma doença de pele causada por um tipo de ácaro que faz com que o indivíduo fique com o local afetado avermelhado e com muita coceira. Ela pode ser transmitida pelo contato com um outro indivíduo contaminado e deve ser obrigatoriamente tratada para que possa ser curada.
Não existe a possibilidade do indivíduo curar-se de sarna somente com uma higiene mais minuciosa. É preciso tomar um medicamento ou utilizar um escabicida, um tipo de inseticida que não agride a pele, em todo o corpo, do pescoço para baixo diariamente.
Todos os indivíduos que vivem na mesma casa que a pessoa infectada devem trocar de roupa e trocar a roupa de cama que usam diariamente, lavando-as com água bem quente e passando a ferro depois.
Um animal com sarna não a transmite para os humanos, assim como um indivíduo com sarna não a pode transmití-la para nenhum animal, os ácaros que atingem o ser humano e os animais são de espécies diferentes e não sobrevivem por mais do que 1 dia.


Intertrigo

O intertrigo é um tipo de dermatite, ou infecção na pele causada pelo atrito entre uma pele e outra, por exemplo a fricçao que ocorre na região interna das coxas de algumas pessoas, causada pelo andar.
Ela pode aparecer em qualquer reigão do corpo, porém a região da virilha, axilas, e debaixo das mamas são as áreas mais frequentes.
O intertrigo aparece como uma erupção vermelha que pode, em alguns casos, produzir coceira e dor. Ela vai progredindo gradualmente e seu quadro agravando cada vez mais.
Pode também acontecer de haver uma infecção secundária induzindo a formação de bolhas que aumentam ainda mais a dor no local. Nos casos mais graves, um episódio de intertrigo entre as coxas pode impedir o caminhar adequado


Intertrigo Candidiásico

O intertrigo candidisiático é um doença de pele causada pelo mesmo fungo que causa a candidíase. A região afetada fica vermelha e cheia de pintinhas, basta a observação do médico para confirmar o seu diagnóstico.
Os locais que habitualmente são mais atingidos são a virilha, axila e a região abaixo das mamas, principalmente em pessoas obesas. Mas ela pode atingir qualquer outra região do corpo.
Ela pode surgir durante a gravidez, devido as alterações hormonais, e após a toma de antibióticos. Para evitar a doença é preciso ter toda a pele devidamente limpa e seca. ELa pode ser difícil de ser tratada e é comum reaparecer depois de algum tempo.

Tratamento para Intertrigo

O tratamento para o intertrigo é feito com a toma de medicamentos anti-fúngicos, mantendo a região afetada devidamente seca e limpa. Como ela pode se manifetar ainda mais frequentemente em pessoas obesas, pelo atrito entre as superfícies, a perda de peso é também recomendada.
Toda a roupa, inclusive as roupas íntimas e as meias devem ser de algoodão, deixando completamente de lado a hipótese de usar tecidos sintéticos como o nylone o poliester.
Quando o intertrigo manifestar-se entre os dedos dos pés, uma boa opção é colocar um pedacinho de algoodão entre os dedos para evitar o suor e a fricção. Os sapatos mais arejados e espaçosos são as melhores opções.

Micose de pele

A micose é uma doença que pode afetar a pele causando coceira, vermelhidão e descamação. Ela são causadas por fungos e podem atingir qualquer local no corpo, sendo mais comummente encontradas no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele normalmente.
Muitas vezes elas são chamadas de frieira, pelada, onicomicose ou intertrigo de acordo com a região que é atingida. O diagnóstico é feito pelo dermatologista e o tratamento é feito com higiene local e o uso de pomadas.
Para evitar as micoses de pele deve-se manter a pele limpa e devidamente seca, evitando sapatos fechados em dias de muito calor.

Micose na Virilha

A micose na virilha, cientificamente chamada de Tinea Crural, é uma situação mais comum no verão devido ao suor e ao uso de roupas de banho molhadas por muito tempo, o que favorece a proliferação do fungo.
A umidade e a escuridão são o que tornam a virilha um ótimo local para que este tipo de microorganismo possa desenvolver-se.
As lesões na virilha são pintinhas avermelhadas, úmidas e descamativas. Muitas vezes é acompanhada de coceira e tem as bordas bem delimitadas podendo atingir além da virilha, parte do abdômem e dos glúteos.
Para tratar a micose na virilha é preciso aplicar pomadas antifúngicas nas lesões e usar roupas frescas, secas e arejadas.

Penfigóide Bolhoso

Penfigóide bolhoso é uma doença de pele que caracteriza-se pela presença de grandes bolhas na pele, avermelhadas e que não se rompem facilmente.
Estas bolhas vem acompanhadas de cocoeira, quando rompem-se deixam cicatrizes e são mais frequentes nas regiões em que a pele faz uma dobra como na virilha, cotovelos e joelhos, mas podem estar espalhadas por todo o corpo.
Não se sabe exatamente o que pode levar ao surgimento destas bolhas, mas existem relatos do seu aparecimento após a pessoa estar exposta à radiação ultra violeta, radioterapia ou após a toma de alguns medicamentos.
O tratamento é feito com medicamentos antiinflamatórios corticoiteróides. O tempo de duração da doença varia de pessoa para pessoa, podendo levar semanas, meses ou anos, mas se não for tratada pode se tornar crônica e até mesmo levar à morte.

Dermatite mumular

A dermatite mumular é uma doença de causa desconhecida, mais frequente no inverno e mais comum em adultos entre os 40 e 50 anos.  As lesões deste tipo de dermatite causam muita coceira na pele são manchas arredondadas que no inicio ardem, incham, criam pequenas bolhas e libertam uma  secreção líquida. A seguir formam crostas e escamas.
Essas erupções característica da dermatite mumular, podem aparecer em qualquer parte do corpo.O seu tratamento pode envolver a administração de antibióticos orais, cremes e injecções de cortizona. A terapia com luz ultravioleta (fototerapia) é também uma forma complementar de taratamento da dermatite mumular.

Câncer na vulva

O câncer na vulva  evolui lentamente e por isso é mais fácil de ser detectado num exame de rotina num ginecologista. Ele pode surgir em qualquer mulher e trata-se de um câncer de pele perto ou mesmo na abertura da vagina.
Os primeiros sintomas incluem uma coceira na região que pode vir acompanhada de uma protuberância ou caroço, que pode se transformar numa feridinha ou descamar.
Este tipo de câncer é mais frequente em mulheres infectadas com o HPV, com mais de 50 anos de idade. Também estão mais propensas as que constantemente possuem uma inflamação, irritação ou infecção na vagina.

Tratamento para esclerodermia

Aparentemente o transplante de medula óssea é o melhor tratamento para a esclerodermia pois não existe nenhum outro tipo de tratamento específico para a doença, sendo tratados somente seus sintomas.
A escleordermia é uma rara doença de pele que também pode afetar alguns órgãos internos é a esclerodermia. Suas características são a aparição de placas mais espessas e mais escuras sobre a pele, como se fossem cicatrizes, mas sem ter tido nenhuma lesão.
Não se sabe exatamente o porquê dessa doença aparecer e é por isso que ela é classificada como auto-imune. A doença é subdivida em: Localizada, afetando somente a pele ou Sistêmica, atingindo outros órgãos.

Como identificar um melanoma

Para identificar um melanoma, caso tenha uma lesão suspeita, você deve observar atentamente a área com o auxílio de uma lupa (uma pinta, uma verruga ou uma mancha na pele). Observe atentamente se:
  1. Uma metade é exatamente igual à outra ou se há alguma assimetria ( suspeite se houver diferença),
  2. Veja se as bordas da pinta são bem firmes e delineadas ou se são irregulares (suspeite se elas forem irregulares),
  3. Analise a cor da pinta ou da manchinha, se é uniforme ou há mais de uma cor (suspeite se tiver mais de uma cor),
  4. Com uma régua meça o tamanho, e suspeite se ela for maior que 6 mm.
As lesões malígnas costumam arder, coçar, doer, sangrar ou serem estranhas, diferentes de outras pintas, verrugas ou manchas que você possua, fique atento em todos os sinais e qualquer dúvida procure rapidamente um dermatologista.

Pitiríase liquenóide

A pitiríase liquenóide é uma doença de pele que se manifesta com aparecimentos de lesões no tronco e membros, não aparecendo na face, durante algumas poucas semanas ou meses.
Pessoas com pitiríase liquenóide apresentam algumas lesões em forma de gota que são sobressaltadas e cor de rosa, que com o tempo transformam-se em crostas que caem, deixando no local uma cicatriz um pouco mais funda que a pele ou uma manchinha branca.
Essas manifestações podem durar algumas semanas e é comum encontrar indivíduos em que as lesões encontram-se em estágios diferentes.
Por exemplo, o indivíduo pode ter ainda lesões cor de rosa nos braços, enquanto que no tronco elas já se transformaram em crostas, ou já cicatrizaram.
Não se sabe exatamente o porquê dessa doença, mas há uma suspeita de que haja um fundo emocional envolvido.
O tratamento é feito com a toma de antibióticos, exposição solar e corticóides.

Disidrose

Disidrose é uma doença de pele causada pelo suor excessivo entre as camadas da pele. A doença aparece nas mãos e nos pés afetando principalmente a face lateral dos dedos.
A disidrose pode estar ligada ao fator ambiental ou à problemas emocionais.
Nos locais atingidos aparecem algumas bolhas endurecidas que coçam frequentemente, e ao coçar habitualmente, as bolham rompem-se extravasam um líquido transparente.
A doença surge em surtos de 1 ou 2 semanas e as bolhas vão ressecando aos poucos havendo uma descamação de toda a área atingida.
O tratamento é feito com pomadas antiinflamatórias que também ajudam a diminuir a coceira.

Ceratose actinica

Ceratose actinica é uma doença de pele que está ligada à excessiva exposição solar sem o uso de filtro solar.
Ela atinge em maior proporção pessoas de pele clara e frequentemente começam a aparecer na meia idade.
As áreas mais afetadas são o rosto, dorso das mãos, braços e couro cabeludo, no caso de homens calvos ou carecas.
O aspecto da lesão pode variar sendo avermelhadas ou escurecidas geralmente são duras, descamativas, mais elevadas e ásperas.
Se a ceratose actinica, ou solar, como também é conhecida não for bem tratada pode eventualmente transformar-se num câncer.

Parapsoríase

A parapsoríase é uma doença de pele que se manifesta pela formação de placas rosadas ou avermelhadas na pele que descamam mas que geralmente não coçam. As placas podem aparecer distribuídas por todo o corpo mas especialmente no tronco, nas coxas e nos braços.
Existem dois tipos diferentes desta doença. A parapsoríase que forma placas pequenas com menos de 5 centímetro de diâmetro, que têm limites bem precisos e podem ser um pouco altas. E a parapsoríase de grandes placas, que forma lesões maiores e podem também ser de coloração acastanhada, neste tipo de parapsoríase as lesões são planas e descamam discretamente.
Quando se trata de parapsoríase de grandes placas, existe uma maior possibilidade da doença evoluir pra a micose fungóide, por isso é muito importante acompanhar de perto sua evolução.
A parapsoríase não tem cura e deve ser mantida sob controle com o uso de pomadas com corticóides e a utilização de medicamentos que melhorem a absorção dos raios solares do tipo ultra violeta A, tanto por via oral como tópica.






 

Um comentário:

  1. Estou aqui para testemunhar sobre o que o Dr. James fez por mim. Eu tenho sofrido da doença (VÍRUS GENITAL DE HERPES) nos últimos 4 anos e tinha dores e coceira constantes, especialmente na minha parte privada. Durante o primeiro ano, tive fé em Deus que um dia seria curado. Esta doença começou a circular por todo o meu corpo e estou a fazer tratamento com o meu médico e nada está a funcionar, há algumas semanas encontrei um testemunho de Kasha, na internet testemunhando sobre um fitoterapeuta chamado Dr. James da África Ocidental, sobre como ele o curou de 7 anos HSV 2. E ele também deu o endereço de e-mail deste homem ... [drjamesherbalmix@gmail.com] ..., aconselhando qualquer um para contatá-lo para ajuda em qualquer tipo de doença que ele pudesse ajudar, então eu mandei um e-mail para ele contando sobre o meu (HSV 2) ele me disse para não me preocupar porque eu vou ser curada !! Bem, eu nunca duvidei dele. Tenho fé que ele também pode me curar ,, O Dr. James preparou e me enviou Óleo Curativo, Sabão, raízes e ervas que eu tomei. Na primeira semana, comecei a experimentar mudanças em mim, após quatro semanas de uso do seu Roots / Herbs, Oil and Soap, estava totalmente curada. não há mais coceira e dor em mim, como o Dr. James me assegurou. Depois de algum tempo, fui ao médico fazer outro exame. o resultado saiu negativo. Portanto, amigos, meu conselho é se você tem essa doença ou conhece alguém que a sofre ou qualquer outra doença como HPV, HBV, HIV / AIDS, ALS, HBP, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas , câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, ementia. Câncer de rim, câncer de pulmão , câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES. , etc. você pode entrar em contato com o Dr. James diretamente em seu .... drjamesherbalmix@gamil.com ... Ele é um bom homem e irá ajudá-lo

    ResponderExcluir